quinta-feira, 26 de maio de 2011

Os meses críticos: maio e junho

Meus queridos,

nessas últimas semanas, tenho recebido muitos alunos "reclamando" do peso das turmas militares, dizendo que não estão aguentando mais continuar. Em geral, as reclamações são as mesmas: resultados ruins nos simulados, falta de concentração nas horas de estudo, cansaço extremo e um desânimo geral. Recebi alguns alunos das turmas que sou professor e também alunos que mandaram e-mails através do blog.

Falando especificamente da minha parte da matéria, existem reclamações do tipo: "nunca aprendi ondas direito, estou indo muito mal". Meus queridos, tudo oq vcs estão passando é previsto e recorrente, ou seja, acontece todo ano. Nenhuma destas sensações de desânimo ou cansaço é novidade ou exclusividade sua. Tenho observado há alguns anos que as turmas passam por um vale (falando de ondas... hehehe) na empolgação nessa época do ano. São os dois meses mais críticos, porque a velocidade com que as matérias são passadas aumenta, é essencial que vc tenha feito uma base bem feita no início do ano e o cansaço está acumulado. Uma combinação explosiva. Mas existem algumas boas notícias, nem tudo é tristeza. Vamos a elas:

1. Tudo continua dependendo de você - Nesta época do ano, mesmo que vc queira a AFA ou a EFOMM, que são os concursos mais próximos, vc ainda está no páreo. Estamos a 3 meses destas provas e a 5 meses da prova do IME. Dá tempo! Mas é necessário que você se entregue. Trabalhe! Trabalhe no seu limite. Volte nas matérias que passaram sem que vc entendesse e dê uma nova olhada. Mas não se descuide das matérias atuais. Nestas próximas semanas, vc vai precisar se doar de corpo e alma. Conjugar aqueles verbos que falei no início do ano: ACREDITAR e TRABALHAR. Como o verbo ACREDITAR vai estar mais fraco, vc precisa compensar isso conjugando mais ainda o TRABALHAR. Todos os alunos passam por essas sensações, os que são aprovados no fim do ano, e os que não são. A diferença entre o aluno aprovado e o reprovado não é sentir ou não o frio na barriga e o desânimo. A diferença está na reação a estes sentimentos. Não se entregue!

2. A tendência é melhorar, se vc fizer a sua parte direito - O vale de empolgação acontece pq estamos longe do início do ano e longe dos concursos. O aluno começa o ano empolgado, dizendo q vai estudar muito, q vai "meter a cara nos livros", etc. Essa empolgação inicial passou. Em compensação, conforme a data do concurso vai se aproximando, o aluno tende a aumentar sua carga de estudos, pela necessidade mesmo. Sentimento de urgência. Em maio e junho, estamos no meio do caminho entre essas duas etapas. Por isso é tão custoso passar por esses meses. Parece q o trem saiu dos trilhos. Mas acredite, é assim mesmo. Para o trem voltar aos trilhos, é só vc fazer a sua parte. Voltamos ao item anterior: TRABALHE! Com muito trabalho, o verbo ACREDITAR parece fazer mais sentido. Tenho um amigo-irmão que tem uma metáfora perfeita pra esta situação. Ele diz que, para atravessarmos uma ponte, só é necessário que cheguemos ao meio da ponte. Porque se chegarmos ao meio, a distância a ser percorrida para terminar é a mesma que percorreríamos para voltar ao início. Logo, não vale a pena voltar, é melhor ir até o final. Pois então, é assim. Não pare de caminhar! Continue, já faltou mais do que falta agora.

3. No final, vale a pena - Depois de tanta coisa, vc deve pensar: eu devo mesmo passar por isso. A minha resposta é: vale a pena. Faça a sua parte. Se não for possível ser aprovado, vc vai ter a certeza q fez tudo oq era possível. Td que estava a seu alcance. Não se entregue antes do apito final. Só quando acabar tudo, vc vai saber se deu certo ou não. Mas acredite, vale a pena. Mesmo em caso de reprovação, sua consciência estará tranquila. Nossa vida é feita de etapas. Nesta etapa, sua missão é lutar. Continue lutando.

Um ditado militar é: "Quando o corpo não aguenta, o moral sustenta."

Vamos lá, já falta menos do que faltava antes. A aprovação é logo ali.

Fiquem com Deus.
Beijomeliga!

domingo, 8 de maio de 2011

Dia das Mães

Meus queridos,

hoje resolvi fazer esta postagem especial de Dia das Mães, pq elas merecem. A maioria dos candidatos aos concursos militares tem muito a agradecer a suas mães, seja pelo esforço para pagar os cursinhos, seja pelo apoio que só as mães sabem dar ou até mesmo pela frase que tantas vezes nos socorre: "meu filho, haja oq houver, estou ao seu lado".



A Bíblia diz para honrarmos os pais e mães. Do alto dos meus vinte e poucos anos, já tenho um pouco mais de experiência que os meus leitores e alunos. Por isso, posso dizer a vocês: vale a pena ouvir oq sua mãe diz. No final, a mãe é a pessoa que mais quer nosso bem no mundo. Nada que ela fale é para o nosso mal.

Lembro quantas vezes reclamei que a minha mãe era muito rígida. Nossa, eu reclamei muito. Minha mãe sempre fez o estilo "sargentão". Praticamente, criou o filho sozinha. Meu pai nunca foi muito presente. Ela saía para trabalhar e deixava dever de casa pra eu fazer. Eu tinha os cadernos das matérias do colégio e tinha o caderno da minha mãe. O detalhe é que ela não era professora. Nem tinha completado o Ensino Fundamental. Mas o amor de mãe fazia com que ela tirasse conhecimento sei lá de onde para me deixar o dever de casa. Todos os dias. E quando chegava, cansada, verificava oq eu tinha feito. Corrigia e me orientava no que estava errado. Sempre com a neurose de que eu deveria aprender tudo que me fosse ensinado. Nas palavras dela: "Meu filho, estude. Se um pai deixar muito dinheiro para os filhos, por mais dinheiro que seja, este dinheiro pode acabar. A única coisa que ninguém vai poder tirar de você é o seu conhecimento."

Sobre a sua rigidez, não era só com a educação do colégio. Ela me ensinou a ser homem, na essência da palavra. Quando eu tinha uns 4 ou 5 anos, andando com ela pelo centro de Duque de Caxias, onde morávamos, peguei uma bala de uma loja. Criança, não tinha idéia do que estava fazendo. Quando minha mãe viu, ela me deu um esporro monstruoso. Era apenas uma bala, mas ela me ensinou que pegar qualquer coisa de qualquer pessoa é roubo. E ela não estava criando um ladrão.

Tanto rigor não vinha desacompanhado do amor que só uma mãe pode ter pelo seu filho. Sempre recebi muitas broncas, mas o amor incondicional sempre foi claro. Tinha a sensação que minha mãe faria tudo oq precisasse para a minha felicidade. Durante uma época de aperto de grana lá em casa, ela começou a costurar para uma confecção. Chegava do trabalho, cansada, e ainda ia para a máquina costurar. Dormia pouco, mas nunca me deixou estudar em colégio público. Chegou a fazer o bife para mim e comer a cebola passada junto, pra pegar o gostinho da carne. Pq não havia dinheiro para os dois comermos carne. É, gente... graças a Deus, hj em dia não precisamos mais passar por isso.

Quando fui fazer turma IME, comecei a estudar na Tijuca. Longe de casa, precisava almoçar na rua. Ela passou a me dar os tickets-refeição que deveriam servir para o almoço DELA, para que eu pudesse almoçar antes de ir para o curso. Ao passar pro IME, ela continuou com o carinho e o cuidado exagerados. Acordava todos os dias antes de mim, preparava o café e só me acordava com tudo pronto. Eu só precisava abrir os olhos e tomar café, já estava tudo pronto. Não me lembro de, nos 5 anos de IME, ela ter ficado na cama na hr em que eu saí de casa. Depois de tanto esforço, conseguimos nos formar. Ela praticamente se formou junto comigo. Só não estudou junto.

Mesmo depois de formado, ela sempre foi superprotetora. Aí um belo dia, resolvi que iria sair de casa e morar sozinho. Achei q ela ficaria muito mal, adiei algumas vezes a decisão, mas em certo momento, aconteceu. Fiquei bem preocupado, achando que isso seria muito ruim para ela. Até nesta hora, ela mostrou seu amor de mãe e me surpreendeu mais uma vez. Ao conversar sobre o assunto, ela me disse: "você está tão feliz, que por mais triste que seja pra mim a sua saída, eu estou feliz por ver a sua felicidade". Sensacional, indescritível e mágico.

Hoje, depois de alguns anos morando sozinho, de ter conseguido me formar, fazer o Mestrado, realizar o meu sonho de abrir o próprio curso, escrever o livro, estar com a vida estabilizada e totalmente feliz, posso dizer a vocês: nada disso seria possível sem a ajuda dela. Sem a dona Maria, nada disso teria acontecido.

Mãe, obrigado por tudo!

Que todas as mães sintam-se homenageadas com este post. E que todos os filhos valorizem as suas mães, ouçam-nas e confiem que amor maior não existe na Terra. Só o de Deus por nós.

Que todos nós tenhamos uma ótima semana e que as mães continuem nos amando assim.

A aprovação é logo ali. Até a sua mãe sabe.

Beijomeliga!

quarta-feira, 4 de maio de 2011

A união faz a força

Meus queridos,

na semana passada, aconteceu um fato a princípio bastante chato, mas que se converteu em uma união impressionante.

Na segunda-feira, choveu bastante aqui no Rio e a região da Tijuca foi toda alagada. Infelizmente, o SEI ficou alagado e precisamos passar a noite no 2º andar do imóvel. Seria uma noite inteira de estudos, se a energia não tivesse faltado no meio da noite. Pois bem, cenas de filme de terror. Eu, professor, funcionária e mais 23 alunos dormindo no tal 2º andar, sem energia e com uma chuva torrencial.

Resumindo, o curso ficou absurdamente sujo e o trabalho de limpeza foi pesado. Só pudemos começar a limpar tudo na terça-feira, com o dia claro. Com o amanhecer, alguns alunos foram exaustos para suas casas. Mas alguns outros, sensacionalmente, resolveram ficar no curso e ajudar na faxina. Mais ainda, alguns alunos foram para seus apartamentos trocar de roupa, pegar comida e material, e voltaram para ajudar. Um espírito de grupo fantástico. Foi um batismo pelas águas, literalmente... hehehehe

Apesar de todo estrago e perdas materiais, graças a Deus ninguém se machucou. As perdas materiais são contornáveis e a vida segue. No fim de tudo, graças ao esforço de todos (professores, funcionários e alunos), o curso estava limpo em 4 horas. Na quarta-feira, as aulas já foram normais.



Após tanto transtorno, resta-nos agradecer a Deus por tudo que nos livrou e aos alunos e funcionários pela dedicação. Maior prova de espírito de equipe, impossível. A união realmente fez a força.

E no fim do ano, será apenas mais um obstáculo que foi vencido.

A aprovação é logo ali. Até a semana que vem.

Beijomeliga!