sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Agora é o IME!

Meus queridos,

depois de um ano inteiro juntos, chega a prova da melhor escola de Engenharia do país. O Instituto Militar de Engenharia, primeira escola de Engenharia das Américas e terceira do mundo. Tenho um orgulho imenso de ter estudado lá, conseguido me formar e agora ajudar outras pessoas a realizarem este sonho.

Nesta reta final, não há muita coisa a dizer, além do que já conversamos ao longo do ano. Apenas as recomendações básicas que já fizemos:
- Dormir bem na véspera
- Alimentar-se bem nos dias que antecedem a prova
- Sair cedo de casa para evitar correrias
- Manter a calma
- Manter a calma
- Manter a calma
- Manter a calma
- Manter a calma
E, por último, manter a calma.

O trabalho foi feito ao longo do ano todo, não é de agora. Confiem no trabalho desenvolvido no curso. Todas as horas de estudo ao longo do ano serão recompensadas no momento em que vc fizer a prova.

Acredite naquele esforço a mais que vc fez a cada dia. Todas as noites mal dormidas, todos os momentos em que vc sentiu medo e teve dúvidas se seria capaz, todos os resultados de simulado que deixaram vc preocupado, todas as vezes que vc se afastou de seus amigos (os amigos de verdade entendem), todas as vezes que vc precisou ficar trancado no quarto ou ir pro curso mais cedo (pq não tinha como estudar em casa), todas as brincadeiras e piadinhas que vc ouviu (que diziam q vc não seria capaz), tudo isso servirá para te dar mais ânimo na hr de matar aquele leão. Nada disso será relevante após a sua aprovação. Quando vc for aprovado, a sensação do dever e missão cumpridos é inigualável e fará vc esquecer tudo de ruim que foi necessário para chegar ali. Vc só não vai esquecer completamente pq vai ter orgulho de ter superado tudo isso, mas a parte negativa vc poderá esquecer. Ficará apenas a glória e o sucesso de ter atingido seu objetivo.

Poucas pessoas têm a oportunidade tão clara de coroar seu esforço com uma conquista desse tamanho. Os atletas (quando conquistam um título expressivo) têm essa sensação, de ver todo o esforço recompensado. Nós, estudiosos, temos nossos Jogos Olímpicos e nossa Copa do Mundo na hr do concurso. Entre em campo com a faca nos dentes. Entre em campo com o olhar de quem veio pra vencer, não para participar. Você já é um vencedor de chegar até aqui, acredite nisso. Não é demagogia. Vista a sua camisa 10, calce as suas chuteiras e vá à luta. Haverá muitos competidores lutando pelo mesmo que você. Lembre-se do seguinte: eles podem ganhar de vc pq estudaram mais, mas nunca pq lutaram mais. Na vontade, ninguém pode ganhar de vc.

Tenha fé em Deus, acredite no seu trabalho e jogue seu jogo. Como se fosse o último jogo da sua vida, o último prato de comida a ser disputado por várias pessoas no meio de um deserto. Concentre-se no seu objetivo, esqueça todo o resto. Evite aborrecimentos desnecessários.

Pra finalizar este post, uma passagem do Bernardinho, antes da final dos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, quando a seleção brasileira de vôlei foi medalha de ouro:
"Não consegui pregar o olho na madrugada de sábado para domingo. Já de manhã, depois de passear na Vila e refletir sobre os três anos e meio que nos levaram até ali, voltava a pensar na final e nos italianos. (...) No vestiário, algumas palavras. Só para falar a eles de meu orgulho e de minha confiança. Exigência, apenas uma: que saíssem daquela final tendo deixado na quadra todo o seu esforço, toda a sua paixão, todo o seu suor. O que o placar ia dizer dependia também do adversário, mas dar tudo pela vitória só dependia de nós."

Consigo me sentir meio que como o Bernardinho agora, falando para meus jogadores: entrem em quadra e dêem seu sangue. Isto fará a diferença. Ser campeão ou não depende dos outros também, mas lutar até morrer só depende de vc.

Contem comigo, sempre e em qualquer situação. Sinto muito orgulho de ter participado da preparação de vocês.

A aprovação é logo ali!

IME, BRASIL!
Este vídeo não é da minha turma, mas foi o melhor que achei no Youtube para mostrar a vocês o maior momento de suas vidas, daqui a 5 anos. É de arrepiar.
Vídeo da formatura IME 2008

Sejam felizes!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A Seleção de Vôlei e curiosidades pessoais

Meus queridos,

no último domingo, a SELEÇÃO brasileira masculina de vôlei conquistou pela terceira vez seguida o título do Campeonato Mundial. Já falei várias vezes dessa equipe, que já está na sua terceira geração, desde que o Bernardinho assumiu o comando. Parece que falamos sempre das mesmas pessoas, mas não é. Este time foi bastante modificado desde a campanha dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. Escrevi SELEÇÃO com letras maiúsculas porque eles merecem isso. É impressionante como este time cresce nas horas decisivas e como os adversários sabem que estão enfrentando a melhor SELEÇÃO de todos os tempos. A seleção italiana não apareceu pra jogar a semifinal (ou então o time é só aquilo mesmo). A seleção cubana vinha muito bem no campeonato e simplesmente sumiu na final. Impressionante mesmo.

Mas como o blog não é sobre vôlei, temos que tirar algumas lições para nossa vida cotidiana de turma IME/ITA. Poderíamos repetir os itens necessários para o sucesso: trabalho, foco no objetivo, motivação, etc.. Mas todos estes já foram bastante batidos aqui. Hoje, vamos abordar outro aspecto importante na carreira de um time (ou candidato) vencedor: a missão deve ser cumprida.

A SELEÇÃO enfrentou vários problemas de contusão ao longo do Campeonato Mundial. Só pra vocês terem uma idéia, o Bernardinho precisou pedir para o repórter do Sportv, que já foi jogador de vôlei, ajudar em um dos treinos, pq ele não tinha dois levantadores. Problemas não faltaram: regulamento confuso, contusões, time renovado. Mas nada disso foi suficiente para obstruir o caminho da SELEÇÃO até o título. Assim deve se comportar um candidato que deseja ser vencedor. Problemas, não vão faltar. A diferença é a importância que você dá a eles. Para realmente vencer, você deve se concentrar no que deve ser feito e abandonar os problemas. A missão deve ser cumprida!



Falando em missão cumprida, essa semana eu bati um papo em uma das turmas, em que certo aluno me perguntou sobre o Projeto de Fim de Curso (PFC) que participei no IME, em 2003. Tenho muito orgulho de ter feito parte desta equipe, em que eu era o membro menos importante. A equipe era composta por:

- nosso orientador, então Major Ulf Bergmann, já na Reserva;
- Fernando Castro de Mesquita, que era da Ativa, mas já saiu do Exército;
- Rafael de Oliveira Osório (Tag U), Arquiteto de Soluções de Portal e Colaboração da IBM;
- Adolfo Correia, sócio da Silicon Strategy; e
- este que vos escreve agora.

O projeto todo foi uma das maiores cases de "missão dada é missão cumprida". Inscrevemos nosso PFC na competição de software da Computer Society da IEEE, chamada Computer Society International Design Competition. Esta competição foi patrocinada pela Microsoft e reuniu projetos do mundo inteiro, com foco na prestação de serviços à sociedade. A competição teve mais de 150 projetos inscritos, com os 10 melhores apresentando em um evento em Washington - D.C.
Nosso projeto conseguiu a 4a colocação mundial e o prêmio especial pelo uso dos conceitos de Engenharia de Software (Microsoft Award for Software Engineering).

Nosso PFC foi baseado em uma tese de mestrado realizado no IME, pelo Major Bombeiro Militar Sílvio. Ele modelou um sistema de auxílio à Defesa Civil, em caso de alguma catástrofe. Este sistema foi chamado por nós de In Site Command System (ISCS) e era composto de um palmtop, com dispositivos de GPS, câmera e celular conectados (na época não existiam smartphones!!!!). O ISCS permitia que o operador do sistema tivesse acesso remoto ao plano de ação de resposta à ocorrência (fechar as ruas X e Y, evacuar os feridos para o hospital HHH, solicitar equipamentos da central CCC, etc..), além de registrar todas as medidas tomadas, informar à central a posição da equipe de campo e viabilizar os pedidos de equipamento de forma automática. A câmera servia para que a equipe da campo pudesse enviar fotografias para a central, para pedir opiniões ou ajuda, por exemplo.

Este projeto rendeu muitas noites viradas a todos, com o agravante de precisarmos fazer provas e trabalhos do 5° ano normalmente, já que ainda éramos alunos. Viramos noites, trabalhamos muito, mas o resultado foi compensador. Ganhamos a satisfação da premiação, o reconhecimento e uma viagem paga pela Microsoft... hehehehehehe

Falando do jargão "missão dada é missão cumprida", lembro de uma situação em que fomos pedir para entregar determinado trabalho depois da viagem, pq estávamos totalmente atolados com o projeto para levar pros EUA. E nosso professor não nos liberou do prazo, já que devíamos saber que "missão dada é missão cumprida"! Enfim, não adiantava reclamar. Fizemos o possível e deu tudo certo. Conseguimos vídeos diretamente da Globo, filmagens da Defesa Civil feitas especialmente para nós e passaporte de serviço, entre outras coisas. Entre essas outras coisas, lembro da nossa necessidade de grana para comprar os equipamentos. Usamos o palmtop pessoal do Major Bergmann, mas precisaríamos de todo o resto. Além de um palmtop para o projeto mesmo, não o pessoal do major. Neste ponto, o Osório teve uma idéia louca e genial: mandou um e-mail para o presidente da Telefônica no Brasil, que era formado no IME (a Telefônica Celular deu origem à Vivo, que vocês conhecem hoje... olha o tamanho do cara que ele cutucou!). Neste e-mail, ele pedia auxílio para um projeto acadêmico, e tal. Não é louco isso? Pois é. O presidente, senhor Manoel Amorim, gostou da idéia e bancou R$ 5 mil, na época.
Tudo isso parecia ser impossível. Mas saiu, foi possível. Primeiramente porque Deus nos ajudou e, depois, pq acreditamos que devíamos fazer. Não nos acomodamos com a resposta "não dá". Isso serve para você também.

Como curiosidade, vai aqui a página da competição, para quem quiser ver os resultados, as fotos, etc.. Lá tem até a apresentação em Powerpoint que nós fizemos para os jurados. Clique aqui.

Acredite na sua missão! A aprovação é logo ali.

Beijomeliga!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Tropa de elite

Meus queridos,

hoje estréia nos cinemas o filme Tropa de Elite 2. Provavelmente, todos vocês assistiram ao Tropa de Elite (1). Podem ter certeza, o Cap Nascimento traz muitos ensinamentos para um aluno de turma IME/ITA.

Vamos conversar aqui sobre 3 pontos importantes abordados pelo Cap Nascimento durante o filme Tropa 1:

1. Importância da preparação e do treinamento - Durante boa parte do filme, o Cap Nascimento se destaca como o instrutor chefe do curso de Operações Especiais. Ele comenta que metade do curso é só pro cara apanhar, pra separar os fracos do grupo. Esta parte inicial serve apenas para retirar aqueles que realmente não estavam preparados para seguir no curso. Os candidatos que conseguem chegar à segunda fase, onde realmente é ensinada a técnica, já foram selecionados e apresentam o mínimo de condições físicas e psicológicas para sonharem em ser caveiras. Moral da história: tem que aguentar a primeira parte, apanhar bastante, pra aprender a técnica. Na turma IME/ITA é assim tb. Vc precisa esquecer as reclamações, acostumar seu corpo e sua mente ao sacrifício, sobreviver ao longo do ano em condições de estresse contínuo e só então estará apto a aprender o que realmente interessa. A turma IME/ITA rende muito mais depois de maio/junho. Justamente quando parte da turma já saiu. A parte que sobrou apresenta o mínimo de condições para seguir em frente. Ou seja, se vc chegou até aqui, já é um vencedor. Acredite nisso.


2. Manter a calma é essencial - Em certa cena do filme, Cap Nascimento está instruindo o Asp Neto a fazer a abordagem nas vielas de uma favela. O Cap Nascimento está sobre um contêiner, e o Neto está andando no chão. Perto dessa cena rola o famoso "fatiou, passou". Em dado momento, o Cap Nascimento fala pro Neto: "Você vai fazer tudo com calma! O tiro pode estar cantando no morro, vc vai fazer tudo com calma." Quando a técnica é dominada, o único fato que pode atrapalhar é o desespero. Logo, meus queridos, se vocês chegaram até aqui e estão em condições de atacar a prova, é essencial manter a calma. "O tiro pode estar cantando no morro, vc vai fazer tudo com calma." Ou seja, pode estar uma prova complicada, aquele cenário de guerra, mas vc tem que fazer a prova com calma. A calma é sua maior aliada.

3. Cumprimento da missão - A última lição que vou discutir hj é o sentimento de cumprimento da missão. Depois que o Neto é morto pelos traficantes, Cap Nascimento se sente no dever de achar o tal Baiano pra vingar a morte do aspira. E não descansa enquanto isso não acontece. Outro exemplo desse sentimento é o Asp Matias, que assume o lugar que era do Neto e também se engaja nessa batalha pra pegar o Baiano. Mantenham este sentimento com vocês. No fundo do coração. Missão dada é missão cumprida. Não se deixem levar pelas circunstâncias, pelos problemas, adversidades, etc.. Perdedores têm desculpas, vencedores têm história.


Nada pode segurar vocês nessa reta final. Faltam 2 finais de semana pra prova do IME. Faca nos dentes e olhar de vencedor!

A aprovação é logo ali.

Beijomeliga e bom final de semana a todos!