sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O que devo fazer até a prova do IME?

Meus queridos,

tenho recebido muitas perguntas sobre que linhas devem ser seguidas até a prova do IME. Alunos que já tentaram as provas da EFOMM e da AFA e que agora estão programando seu ritmo para esta reta final até o IME.

Uma coisa fundamental é deixar o passado no passado. Já comentei sobre isso aqui e repito. As provas da EFOMM e da AFA são passado. Não fique pensando no que vc poderia ter feito, pq isso só vai atrapalhar. Agora é pensar pra frente.
A frase é:
"Ninguém pode voltar no tempo e refazer o começo. Porém, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

O segundo item essencial é focar nos seus pontos fracos. As provas de EFOMM e AFA serviram pra mostrar alguns pontos em que vc precisa melhorar. Áreas que vc sentiu mais dificuldade. Use isso. Veja que tópicos da matéria ficaram meio perdidos, quais partes vc acha necessário dar uma revisada. Se vc estiver perdido nesta análise, pode trocar idéia com algum professor, pedir uma orientação mais pessoal. Pensando especificamente no IME, as questões envolvem vários assuntos. Logo, se você não tem o hábito de treinar questões deste tipo, é pra ontem que vc deve começar a fazer isso.

O terceiro item, não menos importante, é manter a motivação. Não pense que a prova é muito difícil. Ela é difícil pra todos. Nesta época do ano, é muito comum o aluno chegar pra mim e dizer: "estou com a sensação que não vou conseguir". Não fraqueje. Cabeça erguida, peito estufado e nariz apontando pra frente. Você está lutando pra ser aprovado nos concursos mais difíceis do Brasil. Não é qualquer concursinho! Logo, é normal que se sinta medo, dúvida, etc.. Mantenha o controle. Continue trabalhando.


Pra finalizar, é mais do que salutar que vc converse com os seus professores. Troque idéia, peça ajuda, desabafe. A única recomendação que eu faço, e falo que isso é MUITO IMPORTANTE, é o seguinte: procure professores que já passaram por uma turma IME/ITA e foram aprovados. Só quem já passou por isso sabe oq vc está passando. As outras pessoas podem, no máximo, imaginar. Só quem ralou tanto quanto você, quem sentiu a dor de tomar porrada em vários simulados ao longo do ano, quem era o melhor aluno da turma no colégio anterior e chegou na turma IME/ITA tirando notas baixas, vendo que existe muita gente melhor, só um cara assim é que vai te entender. E só um cara assim vai poder te ajudar.

Vamos em frente!


Física para Concursos Militares

O livro continua um sucesso. No domingo passado, a gente fez um almoço de lançamento. Abaixo, temos três fotos do evento:






Com o objetivo de divulgar o livro e centralizar as notícias, criamos uma comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=105572429


Um grande abraço a todos, beijomeliga!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Descendo a ladeira... ou seria subindo?

Meus queridos,

já passamos dos dois primeiros grandes testes: EFOMM e AFA. Seguindo o fluxo normal, agora os próximos passos são EN, IME e ITA.

A primeira coisa que sugiro a vocês é: esqueçam as provas que passaram. Essas provas fazem parte da preparação, mas não são o objetivo final. Logo, use-as como preparação. Vc fez a prova, foi testado e agora precisa mudar o foco. Vida que segue, o tempo não pára. Agora, temos outros alvos adiante. Não fique pensando na prova que passou, pq ser aprovado no IME ou no ITA não exige que vc tenha sido aprovado na AFA ou na EFOMM. Já vi alunos não passarem para nada até o IME e serem aprovados justamente nele.

Nesta parte do ano, normalmente os cursinhos começam a fornecer as provas anteriores para que os alunos comecem a resolver. Acho isso fundamental. Fazer as provas antigas do concurso que vc almeja é essencial na sua preparação. Sugiro que vc faça o máximo de provas anteriores que puder.

Além das provas anteriores, agora o nível de aprofundamento com que os assuntos são abordados é maior. Por isso, vc precisa se preocupar mais em entender as coisas, não apenas em decorá-las.

Particularmente, eu acho que aprendi e rendi muito mais na segunda metade do curso, esta que começa em final de julho/início de agosto. Agora, vc começa a ter contato com os concursos, vê como cada banca gosta de cobrar cada assunto, etc.. Isso é muito importante.

Pense que vc já está na segunda metade, falta menos pro final do que vc já percorreu. É só continuar no seu caminho e não olhar pros lados. Embora o nível de exigência seja maior, vc já está andando, é só continuar. Falta menos agora do que faltava antes. Siga em frente.


Livro Física para Concursos Militares

Eu e o querido professor Soncim agradecemos a procura de todos os interessados, a primeira remessa do livro foi esgotada em menos de uma semana. A segunda remessa já está no fim, mas estamos providenciando mais. Quem estiver interessado, pode entrar em contato com a gente por e-mail:

h2a.humberto@gmail.com

Se você pedir após o fim da segunda remessa, será atendido assim que chegar a terceira. Estamos trabalhando para atender a todos. Hoje estou enviando livros para SP e MG.


Grande abraço a todos.
Beijomeliga.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Prova da AFA e livro

Meus queridos,

passamos da prova da EFOMM. Esta prova deve ser esquecida por todos os candidatos, uma vez que ela já é passado. Se vc foi muito bem, esqueça para não se sentir muito poderoso e ficar mascarado. Se vc foi muito mal, esqueça para não se sentir muito pra baixo e comprometer o restante do trabalho. Esta foi apenas a primeira prova.

Já no próximo fim de semana, dia 15, temos a prova da AFA. Na verdade, são 4 provas em 5 horas. Muito cuidado com o tempo. Controle tudo desde o início, não deixe para olhar o relógio apenas na última hora. Sugiro que você divida o tempo pelas 4 provas e seja muito criterioso e organizado neste sentido. Não ultrapasse o tempo de cada prova, para não prejudicar a prova seguinte.

As recomendações que fiz na semana passada continuam valendo. Sono, alimentação, calma, etc..

Livro "Física para concursos militares"

No último final de semana, eu e o querido professor Soncim conseguimos lançar nosso livro. Foram meses de árduo trabalho durante as madrugadas, mas o resultado dá gosto e orgulho. Só posso agradecer ao Soncim pela parceria e paciência com a minha chatice.

O livro contém:
- Todos os exercícios dos últimos 5 concursos de ITA, IME, EN, AFA e EFOMM, com gabarito;
- Estes exercícios estão separados por assunto (ao longo de 66 capítulos) e por nível de dificuldade;
- Mais de 100 exercícios com resolução comentada, passo a passo, incluindo a prova EN 2010 completa.

Ou seja, vc poderá focar seus estudos nos tópicos que mais são cobrados, além de estudar de forma crescente, desde os exercícios mais fáceis até os mais difíceis.

O valor do livro é R$ 60,00.

Aos interessados, peço que me mandem e-mail: h2a.humberto@gmail.com

Sobre o envio para fora da cidade do Rio, podemos ver a questão do Sedex.



Agradecimentos especiais a:
Joziel Júnior - Responsável pelas figuras do livro
Marina Guerra - Responsável pelas fotos dos autores e minha namorada (S2)
André Guerra - Responsável pela ilustração da capa

Um forte abraço a todos. Beijomeliga!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

E o primeiro teste chega - EFOMM

Meus queridos,

no próximo final de semana temos a prova da EFOMM. O primeiro grande teste de todo aluno de turmas IME/ITA. Por mais que os candidatos digam "não quero EFOMM, estou fazendo só pra testar", temos alguns aspectos importantíssimos:

1. Mesmo que você não tenha nenhuma ambição pela EFOMM, é essencial que vc se prepare para as provas que vc deseja. E um item essencial na preparação é a realização de provas que valham alguma coisa. Um concurso é sempre especial, diferente de qualquer simulado realizado no seu cursinho ou colégio.

2. Por mais que vc esteja fazendo só pra testar, tenho certeza que vc quer ser aprovado. Ninguém vai fazer um concurso querendo ser reprovado. Logo, concentre-se na aprovação.

Vamos por partes. Primeiro, vamos conversar sobre a importância destes dois itens acima. Depois, vou dar algumas dicas sobre os seus preparativos para a prova.

Falando sobre a importância de treinar, fazer um concurso (qualquer que seja) é muito útil. É sempre bom saber como está seu rendimento em comparação com os demais. Em comparação com os concorrentes que têm aula com outros professores, que são de outros cursos e que não são seus amigos. Por mais que o ambiente no cursinho seja propício à competição, competir com pessoas que vc não conhece atiça mais os sentidos. Faz vc ficar mais ligado. Eu pessoalmente sempre gostei muito de concurso. Fazer prova é muito mais divertido do que assistir às aulas. Acho q a prova é um momento único, em que vc é testado pelo que vc aprendeu. Não existem mentiras, puxações de saco do aluno que quer chamar a atenção do professor, não existe favorecimento, etc.. A prova é o teste em que vc é avaliado pelo que vc aprendeu. E ponto. E tem mais: a prova exige que vc resolva os exercícios. Não adianta dizer "isso é fácil, é só fazer assim assim..." Vc precisa resolver o exercício. Esse sentimento de precisar resolver as coisas sempre me fascinou. Sempre tive rendimento melhor nas provas do que nas aulas. Aconteceu várias vezes de tentar fazer uma questão na aula e não conseguir, mas ela aparecer numa prova, e eu conseguir resolver na hora q não tinha mais pra onde correr. E na prova vale tudo que é lícito, não vale é roubar ou colar. Mas chutar vale. Artilheiro primeiro empurra a bola pro gol, depois discute se estava impedido, se o juiz deu falta, etc.. Primeiro ele faz o gol.

Sobre os preparativos para a prova, algumas recomendações básicas:
- Durma cedo;
- Chegue cedo ao local de prova;
- Leve alimento confiável de casa (evite ovo, queijo, coisas que podem estragar...)
- Mantenha a calma;
- Mantenha a calma;
- Mantenha a calma;
- Mantenha a calma;
- Mantenha a calma;
- Não veja gabarito de cursinhos entre as provas de sábado e de domingo;
- E por último, mantenha a calma.

Confio plenamente nos meus alunos, estamos sempre juntos!

Faça tudo com calma e confie, vai dar tudo certo!

Beijomeliga.