quinta-feira, 25 de março de 2010

Estou estudando e não vejo resultado

Meus queridos,

passada a empolgação inicial do curso, agora começamos a perceber que o buraco é um pouco mais embaixo e que precisaremos estudar mais do imaginávamos para conseguir alcançar nossos objetivos.

Será que só eu pensei isso nessa época do ano? Lembro que, quando fiz a turma IME/ITA, eu já começava a dar sinais de cansaço nessa época. Final de março, começo de abril. Matéria ficando mais pesada, a gente começa a ficar devendo coisas de uma semana pra outra. E o pior: eu estudava e, na hora do simulado, adivinha: trolha!
hahahaha

Pois é, meus amigos. É natural ter essa sensação durante o ano. Podem acreditar, é normal. Como já passei exatamente pelo que vcs estão passando, vou tentar ajudar um pouco.

Comentei em algumas turmas que dois verbos deveriam ser conjugados este ano: ACREDITAR e TRABALHAR. Em muitas etapas do ano, vc só vai conseguir conjugar um deles. É normal! O que não pode acontecer é conjugar nenhum deles.

Se vc está trabalhando, estudando, correndo atrás, e não vê resultados, vc começa a deixar de acreditar. Beleza. Se vc deixar de conjugar o verbo "acreditar", automaticamente vc precisa passar a conjugar mais ainda o verbo "trabalhar". Trabalhe. Trabalhe muito. Os simulados são feitos pra apontar os erros. Use-os pra isso. Veja que parte da matéria vc está errando mais. E trabalhe em cima disso.

Lembro de uma passagem do livro do Bernardinho, em que ele cita momentos dentro do vestiário, antes da final dos Jogos Olímpicos de 2004. Todos os jogadores reunidos, e ele pensando em alguma coisa pra falar aos jogadores, pra dar aquele gás final. E a mensagem dele foi genial. Ele tinha apenas uma exigência a fazer aos jogadores: "No vestiário, algumas palavras. Só para falar a eles de meu orgulho e de minha confiança. Exigência, apenas uma: que saíssem daquela final tendo deixado na quadra todo o seu esforço, toda a sua paixão, todo o seu suor. O que o placar ia dizer dependia também do adversário, mas dar tudo pela vitória só dependia de nós."

Caraca, eu fico arrepiado lendo isso. Não é sacanagem! Meu amigo, aluninho querido, olha essa porra! O resultado depende dos adversários. Existem 90 vagas pro IME. Estar entre os 90 primeiros não depende só de vc. Depende do resultado de todos os outros concorrentes. Mas existe uma coisa que só depende de vc: fazer o seu máximo. Trabalhar o máximo, com o máximo de intensidade, mostrar entrega, cair de cabeça nisso... isso só depende de vc. Não depende de outra pessoa. Porra, oq vc está esperando? Cai dentro, cara.

Suar sangue, comer grama, pular em todas as bolas, não acreditar que existe bola perdida... tudo isso a gente ouve falar que os jogadores devem fazer. Trazendo pra nossa realidade, faça a sua parte. Não deixe o tempo passar. Sue sangue, coma grama, engula o TD/ET/MC/etc., faça valer o esforço dos seus pais pra pagar o curso. Pense em quantas pessoas gostariam de ter a chance de estudar e não têm. Vc tem a chance de estudar? Aproveite! Estude, kct! Ao longo do caminho, vc vai ouvir muitas pessoas dizendo: "isso é coisa de maluco". Certamente. Essas mesmas pessoas vão olhar pra vc no final do ano e falar: "Po, aquele maluco passou! Ele é foda!"

Não acredite que vc tem uma segunda chance. Pense que este é O ano da sua vida. Nada vai ser igual depois desse ano. Como disse o Nizan Guanaes, no outro post: "Colabore com seu biógrafo". Eu não tinha segunda chance. Se não passasse em 98, minha mãe já tinha me dito que eu iria trabalhar de dia pra pagar os estudos de noite. Só fiz o Ensino Médio em colégio particular pq consegui bolsa de 100%. Minha mãe não tinha a menor condição de pagar o colégio. Hoje em dia, graças a Deus e a ela, a situação já não é tão crítica. Se vc ficar pensando que tem uma segunda chance, não vai se empenhar ao máximo nesta chance atual. Por experiência própria, eu falo pra vcs: não existe sensação melhor do que a de ser aprovado no concurso que vc queria. É a premiação do seu esforço. É uma coroação. E aí todos aqueles que te chamavam de maluco, que não acreditavam em vc, todos eles vão engolir oq disseram. E vc vai evoluir.

Faça a sua final olímpica este ano. Vá pra quadra e se jogue em todas as bolas. Corra, sue, grite, vibre. Esse é o SEU ano. É o início do resto da sua vida.

Toda maratona começa com um passo. A aprovação é logo ali.

Beijomeliga.

sexta-feira, 19 de março de 2010

O que estudar?

Meus queridos,

esse post é pra completar o post anterior, sobre a organização do tempo de estudo. Depois de vc ter feito uma tabelinha, com os horários em que vai estudar cada matéria, vc precisa ver oq vai ser estudado. Já adiantei um pouco no post passado, mas vamos ao que interessa.

Quando vc faz um curso, um dos principais fatores para o seu sucesso é vc confiar no método empregado pelo curso. Vc tem que seguir e acreditar naquilo que os professores dizem pra vc fazer. O material utilizado no curso é a sua principal ferramenta. Se vc vivesse de quebrar paredes, vc andaria sempre com uma marreta na bolsa. Pode reparar como os técnicos em eletrônica sempre carregam uma bolsinha, com chaves de fenda, ferro de solda, etc.. Os técnicos em informática carregam uma bolsa com CDs de instalação de Windows, drivers de placa mãe, placas de vídeo, etc.. Vc, como aluno de turma IME, tem que carregar na sua bolsa a sua principal ferramenta: o material. Falo de apostilas, TDs (ET, MC, ou algo do gênero) e material que vc copiou. Esse material tem q viver colado em vc. Vai no banco? Leva uma folhinha pra ler ou fazer exercícios. Vai comer? Leva o TD. Na guerra, nenhum soldado vai nem ao banheiro sem levar o seu fuzil. Esse ano que vc está vivendo é de guerra. Logo, ande sempre com o seu "fuzil".

Na hora em que vc for estudar, eu sugiro a seguinte ordem de prioridade:
1. Primeiro, vc tem q garantir que não tem dúvidas nas aulas. Isso engloba o material q vc copiou, as folhas distribuídas na aula e os tópicos da apostila daquele assunto (se houver apostila do curso).
2. Depois q vc matou as aulas, já aprendeu tudo que o professor passou, vc precisa manter o ritmo com os assuntos que já passaram e fazer um pouco mais de exercícios. Isso vc faz com o TD.

Nesse ponto, eu acho que seu tempo já acabou. Rever todas as aulas e matar os TDs toma muito tempo. Mas se ainda houver tempo pra estudar, vc tem duas opções: fechar algum detalhe que tenha ficado pra trás ou viajar um pouco.

Se vc quiser fechar algum detalhezinho, um livro-texto pode ajudar. Na aula, a gente varre tudo oq é mais provável cair nos concursos. Mas é impossível falar em sala tudo o que pode aparecer, por um motivo simples: as bancas podem inventar oq elas quiserem, dentro do programa. Logo, tentar fechar um ou outro buraco usando um livro-texto bom não é má idéia.

Se vc quiser viajar um pouco, aí vc pode tentar fazer os desafios da apostila ou das listas que o professor disser q são as mais difíceis. Na internet existem algumas coisas boas tb, dá pra garimpar. Tenho uma opinião bem radical em dois casos aqui: provas antigas e livros de viagem.

Pra fazer as provas antigas, eu recomendo que vc espere a hora em q o curso começar a liberar. Não adianta vc querer começar a fazer prova antiga em abril.
"Ah! Mas eu já vi a matéria no ano passado!"
"Se tivesse aprendido direito, teria sido aprovado!"
Agora é a hora de estudar por assunto. Não é hora de fazer prova ainda.

Sobre os livros de viagem, estilo Saraeva, eu penso o seguinte: eles são bons e úteis, até certo ponto. Tem muita coisa ali q não serve muito pra quem quer passar pro IME ou pro ITA. Logo, não acho válido vc ficar tentando matar um livro desses. Acho que ele deve ser aproveitado no que presta. E pode ter certeza, oq presta dele os professores vão usar. Na pior das hipóteses, peça a algum professor orientação antes de desandar a tentar fazer o livro todo. Peça a orientação sobre oq vc deve e oq vc não deve tentar fazer.

Agora vc já pode ter um rendimento mais apropriado do seu tempo de estudo. Lembre-se sempre que é vc quem vai determinar até onde vc vai chegar. O seu esforço vai te permitir chegar mais longe. E a falta de esforço vai te fazer ficar preso. Logo, mãos à obra.

Vamos lá! A aprovação é logo ali.

Bom final de semana a todos.
Beijomeliga.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Um "conselho" de um cara muito bem sucedido

O texto que segue foi escrito para uma formatura, por Nizan Guanaes, paraninfo de uma turma na Faap. Pra quem não sabe, ele é considerado um dos melhores publicitários do país e dono da Agência DM9 (aquela dos bichinhos da Parmalat).

"Dizem que conselho só se dá a quem pede. E, se vocês me convidaram para paraninfo, sou tentado a acreditar que tenho sua licença para dar alguns. Portanto, apesar da minha pouca autoridade para dar conselhos a quem quer que seja, aqui vão alguns, que julgo valiosos.
Não paute sua vida, nem sua carreira, pelo dinheiro. Ame seu ofício com todo coração. Persiga fazer o melhor. Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro virá como conseqüência. Quem pensa só em dinheiro não consegue sequer ser nem um grande bandido, nem um grande canalha. Napoleão não invadiu a Europa por dinheiro. Hitler não matou 6 milhões de judeus por dinheiro. Michelangelo não passou 16 anos pintando a Capela Sistina por dinheiro. E, geralmente, os que só pensam nele não o ganham. Porque são incapazes de sonhar. E tudo que fica pronto na vida foi construído antes, na alma. A propósito disso, lembro-me uma passagem extraordinária, que descreve o diálogo entre uma freira americana cuidando de leprosos no Pacífico e um milionário texano. O milionário, vendo-a tratar daqueles leprosos, disse: "Freira, eu não faria isso por dinheiro nenhum no mundo. " E ela responde: "Eu também não, meu filho".
Não estou fazendo com isso nenhuma apologia à pobreza, muito pelo contrário. Digo apenas que pensar em realizar tem trazido mais fortuna do que pensar em fortuna. Meu segundo conselho: pense no seu País. Porque, principalmente hoje, pensar em todos é a melhor maneira de pensar em si. Afinal é difícil viver numa nação onde a maioria morre de fome e a minoria morre de medo. O caos político gera uma queda de padrão de vida generalizada. Os pobres vivem como bichos, e uma elite brega, sem cultura e sem refinamento, não chega a viver como homens. Roubam, mas vivem uma vida digna de Odorico Paraguassu. Que era ficção, mas hoje é realidade, na pessoa de Geraldo Bulhões, Denilma e Rosângela, sua concubina.
Meu terceiro conselho vem diretamente da Bíblia: "seja quente ou seja frio; não seja morno, que eu te vomito". É exatamente isso que está escrito na carta de Laudiceia: seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito. É preferível o erro à omissão. O fracasso, ao tédio. O escândalo, ao vazio. Porque já vi grandes livros e filmes sobre a tristeza, a tragédia, o fracasso. Mas ninguém narra o ócio, a acomodação, o não fazer, o remanso. Colabore com seu biógrafo. Faça, erre, tente, falhe, lute. Mas, por favor,não jogue fora, se acomodando, a extraordinária oportunidade de ter vivido. Tenha consciência de que cada homem foi feito para fazer história. Que todo homem é um milagre e traz em si uma revolução. Que é mais do que sexo ou dinheiro. Você foi criado para construir pirâmides e versos, descobrir continentes e mundos, e caminhar sempre, com um saco de interrogações na mão e uma caixa de possibilidades na outra. Não use Rider; não dê férias a seus pés. Não sente-se e passe a ser analista da vida alheia, espectador do mundo, comentarista do cotidiano, dessas pessoas que vivem a dizer: eu não disse!, eu sabia! Toda família tem um tio batalhador e bem de vida. E, durante o almoço de domingo, tem que agüentar aquele outro tio muito inteligente e fracassado contar tudo que ele faria, se fizesse alguma coisa. Chega dos poetas não publicados. Empresários de mesa de bar. Pessoas que fazem coisas fantásticas toda sexta de noite, todo sábado e domingo, mas que na segunda não sabem concretizar o que falam. Porque não sabem ansear, não sabem perder a pose, porque não sabem recomeçar. Porque não sabem trabalhar. Eu digo: trabalhem, trabalhem, trabalhem. De 8 às 12, de 12 às 8 e mais se for preciso. Trabalho não mata. Ocupa o tempo. Evita o ócio, que é a morada do demônio, e constrói prodígios. O Brasil, este país de malandros e espertos,da vantagem em tudo, tem muito que aprender com aqueles trouxas dos japoneses. Porque aqueles trouxas japoneses, que trabalham de sol a sol,construíram, em menos de 50 anos, a 2ª maior megapotência do planeta. Enquanto nós, os espertos, construímos uma das maiores impotências do trabalho. Trabalhe! Muitos de seus colegas dirão que você está perdendo sua vida, porque você vai trabalhar enquanto eles veraneiam. Porque você vai trabalhar, enquanto eles vão ao mesmo bar da semana anterior, conversar as mesmas conversas, mas o tempo, que é mesmo o senhor da razão, vai bendizer o fruto do seu esforço, e só o trabalho lhe leva a conhecer pessoas e mundos que os acomodados não conhecerão. E isso se chama sucesso."

domingo, 7 de março de 2010

Como organizar o tempo de estudo

Meus queridos,

Recebi muitos pedidos aqui no blog, por e-mail e pelo Orkut. Agradeço a participação de vcs, já que o blog foi mesmo feito pra vcs.

O assunto mais votado por vcs foi como organizar o tempo de estudo. Eu confesso que fiquei tentado a escrever sobre outro assunto relacionado, mas acordo é acordo. Vou cumprir a minha parte.

Vamos ao que interessa: “como organizar o tempo de estudo?”

Caraca, vcs gostam de perguntas difíceis. A organização de tempo é um assunto muito pessoal. Cada um rende em um ritmo. Vou tentar ser o mais abrangente possível.
Considerando um aluno típico de turma IME/ITA, que tem aula tarde e noite, temos algumas observações sobre ele:
- Fica no curso cerca de 9 horas por dia;
- Chega tarde a casa;
- Chega cansado a casa;
- Passa parte do dia (1h ou mais) dentro de um ônibus/metrô/trem.

Dentro deste quadro, tenho algumas sugestões. A primeira delas é não deixar de dormir. Alguns alunos tentam beber redbull, café, coca-cola ou algo do tipo pra não dormir. Lembrem que o ano é longo. São quase 9 meses de trabalho intenso. Seu corpo não vai agüentar este tempo todo sem recarregar direito as baterias. Essa recarga acontece no sono. Acho q vcs devem dormir, no mínimo, 7 horas por noite. Muitos alunos que começam a virar noite estudando percebem uma melhora de rendimento imediata. Isto é normal! Mas esta melhora não é permanente. Chega uma hora que seu corpo pede arrego. E aí a perda de rendimento que virá é tão grande que anula a melhora inicial.

A segunda sugestão é organizar seu tempo de forma a estudar todas as matérias ao longo da semana. Não adianta vc priorizar Química e ficar sem estudar Matemática. Não organize seu tempo baseado na matéria do simulado semanal. NÃO FAÇA ISSO! Vc precisa estudar de forma balanceada. Se vai ser uma matéria ou se vai estudar um pouco de cada matéria por dia, isso depende do seu ritmo. Só vcs podem avaliar como rendem mais. Mas é importante não deixar de estudar qualquer matéria ao longo da semana. Uma observação importante neste ponto é q vcs não podem ignorar aquelas partes q vcs não gostam. Vcs precisam estudar tudo, principalmente as partes que vcs não gostam. Normalmente, oq a gente gosta, a gente aprende rápido. Logo, vcs precisam se dedicar mais à parte q vcs não gostam tanto.

A terceira sugestão é baseada nas duas primeiras. Como vcs chegam cansados a casa, sugiro que durmam rápido. O mais cedo possível. Assim, vcs podem acordar cedo e aproveitar a manhã do dia seguinte. Se o tempo de estudo vai ser de 3, 4 ou 5 horas, depende dos seus horários. Mas tentem aproveitar ao máximo esse tempo contínuo em casa.

Com essas sugestões, acho que cada um de vcs pode montar um esboço do que seria um quadro semanal de estudos. Sendo assim, vcs já vão saber como dividir seus horários de estudo.

Completando este post, pra não ficar muito longo, vou falar rapidinho sobre O QUE estudar. Este assunto vai render mais um post daqui a pouco, mas quero adiantar o trabalho de vcs essa semana.

Dado que vcs já possuem um quadro semanal, falta saber oq estudar nesses horários. Ainda estamos em março. Logo, ainda não é hora de resolver provas anteriores dos concursos. Mesmo que vc seja repetente.
“Mas Humberto, eu já fiz essa prova no ano passado.”
“Sim. Mas ainda não é a hora ESTE ano. Não estamos mais em 2009, estamos em 2010.”

Depois dessa dica, restam os seguintes materiais para estudar: aulas, listas de exercícios dos professores, listas de exercícios semanais (TD, ET, MC, ou qualquer outro nome) e apostila ou livros externos. Minha sugestão é priorizar as aulas e as listas semanais. Esse material vai fazer a base que vcs precisam pra passar. Qualquer outro material, só depois de ter revisado as aulas (refazendo os exercícios) e ter terminado o TD, ET, MC, HH, MP, AVC, IPVA, IPTU ou outro nome desses... hehehehe

Agora vcs já podem adiantar o trabalho desta semana.

Vambora! Esse é o ano, p...! Faca nos dentes. A aprovação é logo ali.

Beijomeliga.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Arquivo de aula

Meus queridos,

nas últimas semanas, trabalhei em algumas turmas em cima do início de Ótica Geométrica. Conforme prometido, tentei postar agora o arquivo relativo a essas aulas. Infelizmente, o blog não permite postagem de arquivos em pdf. Por isso, peço aos interessados em receber o pdf que me mandem um e-mail: h2a.humberto@gmail.com

Estou abrindo agora um período em que vou esperar os pedidos de vcs. Vcs têm até domingo pra me mandarem sugestões para o próximo post. No domingo de tarde, eu vejo qual foi o assunto mais votado e escrevo. Prometo escrever antes da noite de domingo, pra que o pessoal que acessa a internet na hora do Fantástico e do Pânico já tenha alguma coisa útil pra ler... hehehehe

Beijomeliga!