sábado, 30 de janeiro de 2010

A(s) dúvida(s) - Parte 2 - Para os repetentes

Falando agora para os repetentes, preciso dar uma sugestão: façam a turma IME/ITA como se fosse a primeira vez. Vou repetir: façam a turma IME/ITA como se fosse a primeira vez.
Preciso dar os créditos da recomendação. Eles vão pra um dos caras mais fantásticos q eu tive o prazer de conviver. Foi um professor de Matemática, q me deu aula entre 96 e 98. Em tudo q eu consegui realizar depois disso, existe uma influência deste meu guru. Em outra oportunidade, falarei dele com mais detalhes, este não é o foco de hj. Como sou meio esquecido, se eu esquecer de falar dele, podem reclamar... hehehehe. Mas foi ele quem disse isso, conversando comigo sobre o fato de alguém fazer uma turma IME/ITA de novo. Graças a Deus, não precisei passar por isso, imagino o quanto seja difícil e sofrido o segundo (ou terceiro...) ano de curso.
Bem, como já ouvi esse comentário há muito tempo, tive tempo de observar o comportamento dos meus alunos desde então. Posso dizer com segurança: os alunos que começaram o segundo ano de curso com aquele jeitão de “isso eu já sei fazer” ou “isso não preciso estudar” tiveram resultados muito abaixo do q poderiam ter. Alguns deles até passaram, mas com muito mais sufoco do q era necessário. A maioria, nem isso.
Quando eu digo para vc fazer a turma como se fosse a primeira vez, estou dando as seguintes recomendações:
- Tenha um caderno organizado;
- Copie a matéria q o professor coloca no quadro;
- Estude regularmente, desde o início do ano, por mais idiota q as coisas possam parecer;
- Estude a matéria seguindo o planejamento do seu curso. Uma das piores coisas que o aluno repetente pode fazer é resolver fazer o seu planejamento. Durante a aula de Matemática, ele estuda Física. Na aula de Física, ele estuda Química, e por aí vai. Acredite em uma coisa: o planejamento do curso foi feito por pessoas q entendem muito mais desse assunto do q vc. Siga este planejamento.
e
- FAÇA OS EXERCÍCIOS. Meta a mão na massa. Não fique com a soberba de achar q sabe fazer, sem tentar.
“Po, Humberto, mas eu já fiz esse exercício no ano passado.”
“Sim, meu querido. Faça de novo. Agora mais rápido.”
“Mas eu já sei fazer.”
“Então prove. Faça o exercício. E mais rápido!”

É possível que o repetente sinta um pouco de dúvida sobre: “Será q vou conseguir? Será q esse negócio de IME/ITA é pra mim mesmo?”
Eu respondo: se vc quiser, esse negócio é pra vc sim. Acredite! Mas tem q entrar de cabeça. Fazer a turma IME/ITA direito. Como se fosse a primeira vez.

No meu primeiro post, eu comentei sobre os requisitos para se fazer bem uma turma IME/ITA: disciplina, dedicação, vontade e perseverança. Observem uma coisa: eu não listei o item ‘inteligência’. Não é por acaso. A inteligência é um item a mais, desejável, mas não essencial. Já vi muito aluno somente esforçado passar. Ser esforçado é requisito!

Eu sei q pareço chato quase sempre. Mas é pq eu realmente acredito q as coisas funcionam assim. Se o aluno tivesse aprendido tudo direito, teria passado. Se não foi aprovado, tem q estudar tudo de novo, direito. Não é pra sacanear ninguém, po. Eu seria muito burro de dar uma dica q fosse prejudicar um aluno meu. Pra mim, o ideal é q meus alunos sejam aprovados, certo? Então, acredite no q eu to falando. Faça a turma IME/ITA como se fosse a primeira vez. Vc vai sentir a sensação de q as coisas fluem muito mais facilmente, pq vc passou um ano inteiro tomando porrada antes. Agora, a carne já está amaciada. Prepare o lombo e vamos em frente. A aprovação é logo ali.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A(s) dúvida(s) - Parte 1 - Para os novatos

No último post, comentei q um aluno IME/ITA sente, em geral, nesta época do ano duas coisas: empolgação e dúvida. Sobre a empolgação, a gente já conversou. Agora vamos falar um pouco sobre a(s) dúvida(s).

Acho q a gente pode dividir essa parte do assunto em dois ramos tb: a situação dos calouros, que são os novatos em turma IME/ITA, e a situação dos repetentes, que já tentaram os concursos pelo menos uma vez.

Os novatos passam por uma insegurança grande por não terem noção do tamanho do problema que vem pela frente. Por mais q digam q é um bicho de sete cabeças, q só alienado passa, só retardado é capaz de fazer uma turma IME/ITA, a grande verdade é q quem vai estrear este ano não sabe oq vai encarar. E isto pode ser visto como uma coisa boa. Por mais bizarro que pareça, isso pode ser bom. Depende basicamente da postura q o cara vai ter.
Por não saber o tamanho do problema, o candidato pode ter dois comportamentos no início: pegar pesado demais ou coçar demais. (Não se assustem com o termo. Na verdade, “coçar” é uma expressão pra dizer q a pessoa não está levando tão a sério.)

Quem estuda demais está bem. Vai ficar mais concentrado, vai rever tudo que o professor disser nas aulas, vai copiar a matéria, vai ter um caderno organizado, etc.. Tudo isso é muito bom, muito bom mesmo. Só precisa ficar atento para não cair numa sobrecarga, e o corpo não agüentar o ritmo ao longo do ano. Mas isso dá pra ser ajustado durante o caminho.

Quem coça demais vai ter problemas sérios ao longo do ano. Embora o início do ano pareça simples, as matérias ainda são tranqüilas e tal, a base deve ser muito bem feita. Quando o aluno coça muito no início do ano, em geral, ele não consegue entrar no ritmo na hora q precisa. Por um motivo muito simples: ele “deve” muita coisa que ficou pelo caminho. Não aprendeu direito coisas básicas, logo, vai ter dificuldades para aprender o que vier depois. Ele pode compensar isso e se recuperar? Claro que pode. Mas não é fácil nem comum. O mais provável, estatisticamente falando, é q ele perca o interesse pelo curso.

No próximo post, eu falo para os repetentes.

Grande abraço e até a próxima.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Primeiros passos

Lembro bem de quando comecei a fazer a turma IME/ITA... isso já faz tempo, foi em 98. Mas as sensações, emoções, empolgações e medos são os mesmos que os alunos sentem, até hoje. É engraçado perceber que, em linhas gerais, as turmas se parecem. Os alunos que entram nesse jogo se parecem. Talvez pelo perfil, pelos interesses em comum, sei lá... sei é que já vi muita gente passar por esse mesmo caldeirão. Alguns com sucesso, outros sem ele.

Permitam-me começar este ano, 2010, lembrando de como me sentia no início de 98.

Era um aluno, 16 anos, saindo todos os dias de Duque de Caxias e enfrentando uma hora de ônibus para ir e mais outra hora de ônibus para voltar da Tijuca, onde funcionava a turma IME/ITA do curso em que estudava. Acredito que alguns de vcs se encaixem neste tempo de deslocamento. Pois é... só pra começar o curso já tem q ter coragem. Coragem pra fazer o mais difícil. Coragem pra não se acomodar e tentar apenas passar para uma universidade pública, como a UFRJ ou a UERJ. Elas são excelentes universidades, mas quem faz uma turma IME/ITA quer mais... quer seguir o caminho mais tortuoso, mais cheio de espinhos, mais longo, mais difícil.

Digo a vcs uma coisa: todos vcs que tentam (ou tentaram) passar pra o IME ou o ITA já são dignos de elogios. Não é demagogia! Quem me conhece sabe q não sou muito 'político'. Mas é verdade. Só de vcs se colocarem dispostos a começar, colocarem a 'cara a tapa', só isso já faz de vcs especiais.

Lembro que no início do ano todos os meus colegas de turma sentiam a mesma coisa q eu. Um misto de empolgação, pelo desafio, e dúvida, por não conhecer o buraco em que estávamos nos metendo. Acredito q muitos de vcs, talvez com exceção dos repetentes (aqueles q já tentaram ano passado ou antes), estejam sentindo a mesma coisa: empolgação e dúvida.

Por hoje, para não ficar com um post muito grande, vou falar só da empolgação. Outro dia falaremos da dúvida.

A empolgação, a animação, o entusiasmo são peças essenciais na construção de um aprovado IME/ITA. É fundamental que todos, mesmo os repetentes, estejam empolgados. Esta empolgação fará vc estudar, estar atento a tudo que os professores disserem e tudo isso será importante para sua evolução.

Estejam empolgados, permaneçam empolgados. Façam força para continuarem empolgados. A fase agora é de estar com muita vontade. Estar com a faca nos dentes. Vcs vão tentar os concursos mais difíceis do Brasil. Querem mais motivo para se sentirem especiais? Vcs são especiais e vão provar isso ao longo do ano.

Prestem bastante atenção: mantenham-se empolgados. Quando estiverem em um dia ruim, cabisbaixos, cansados ou tristes, lembrem que todos nós somos humanos. Aqueles que passam para IME/ITA também tiveram dias ruins, mas não foram derrotados por eles. Para ser aprovado IME/ITA não é necessário ser anormal. É necessário ser persistente, disciplinado. Esta persistência e esta disciplina são mais fáceis de serem atingidas se vcs mantiverem a empolgação. Lembrem de uma coisa: cada um de vcs só precisa de uma vaga. O concurso oferece cerca de 100 vagas todos os anos. Ou seja, tem vaga de sobra pra vc.

Grande abraço e até a próxima.

Dando as boas vindas

Amigos, alunos, candidatos conhecidos e desconhecidos,

este blog foi uma maneira que encontrei de estar em contato e tentar ajudar todos aqueles que sonham com a aprovação nestes dois concursos de excelência. Estes concursos que povoam os desejos de muitos jovens por todo o país e que exigem disciplina, dedicação, vontade e perseverança ao longo do ano todo. Muitos candidatos perseguem este objetivo por mais de um ano, e, ainda assim, ficam pelo caminho.

Quero criar este canal de comunicação para estar ao lado de vcs, passando um pouco da minha experiência, falando um pouco de coisas engraçadas para darmos risadas juntos e, principalmente, servindo de suporte a todos que querem sentir o gostinho de dizer: PASSEI!

Espero poder servir a todos. Estou aqui pra isso.